Título do livro: O pinto careca
Autor: Marisa Nunez
Ilustrador: Helle Tomassen
Editora: Kalandraka
Ano: 2004 ISBN: 972-8781-21-0
Género literário: Literatura Infantil
Editora: Kalandraka
Ano: 2004 ISBN: 972-8781-21-0
Género literário: Literatura Infantil
Sinopse:
O pinto careca encontra uma bolsa cheia de moedas de ouro e resolve dá-las ao rei. Pelo caminho engole todos os obstáculos que lhe surgem pela frente (rio, coruja, pinheiro e raposa). O rei prende-o para o comer, na capoeira, no louceiro, no pote de azeite e no forno. Graças à ajuda de tudo o que engoliu o pinto é libertado e recupera a sua bolsa de moedas.
Apreciação pessoal:
História divertida suscitando o interesse e envolvimento do grupo pelas situações e repetições surgidas na história.
Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir:
· Reconstrução oral da história.
· Pintura com o dedo de um pinto e colagem de milho.
· Leitura do conto “O pinto pançudo” - comparação deste conto com o lido anteriormente (diferenças e semelhanças).
· Ficha - Ordenar: colocar no papo do pinto o que ele engoliu pela sequência certa
Canção “Pito, pitinho”
Conteúdos programáticos possíveis de explorar:
· Desenvolvimento pessoal e social: acções correctas e incorrectas presentes na história
· Expressão e comunicação: Linguagem – Reconto das histórias e respectiva rima “qui qui ri qui o meu bago de milho quero já aqui”
· Expressão Plástica - Pintura e colagem
· Matemática – Sequência ordinal (1º, 2º, 3º) A cor amarela
· Expressão Musical – Canção
· Conhecimento do mundo: Conhecer outra história semelhante
O pinto careca encontra uma bolsa cheia de moedas de ouro e resolve dá-las ao rei. Pelo caminho engole todos os obstáculos que lhe surgem pela frente (rio, coruja, pinheiro e raposa). O rei prende-o para o comer, na capoeira, no louceiro, no pote de azeite e no forno. Graças à ajuda de tudo o que engoliu o pinto é libertado e recupera a sua bolsa de moedas.
Apreciação pessoal:
História divertida suscitando o interesse e envolvimento do grupo pelas situações e repetições surgidas na história.
Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir:
· Reconstrução oral da história.
· Pintura com o dedo de um pinto e colagem de milho.
· Leitura do conto “O pinto pançudo” - comparação deste conto com o lido anteriormente (diferenças e semelhanças).
· Ficha - Ordenar: colocar no papo do pinto o que ele engoliu pela sequência certa
Canção “Pito, pitinho”
Conteúdos programáticos possíveis de explorar:
· Desenvolvimento pessoal e social: acções correctas e incorrectas presentes na história
· Expressão e comunicação: Linguagem – Reconto das histórias e respectiva rima “qui qui ri qui o meu bago de milho quero já aqui”
· Expressão Plástica - Pintura e colagem
· Matemática – Sequência ordinal (1º, 2º, 3º) A cor amarela
· Expressão Musical – Canção
· Conhecimento do mundo: Conhecer outra história semelhante
Jardim-de-Infância do Sarzedo, sala 1
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!