quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mozart


Título do livro: Mozart
Autor: Ann Rachlin e Susan Hellard
Nome da colecção: Crianças Famosas
Editora: Campo Das Letras
Ano: 1994 ISBN: 972-8146-09-4
Género literário: Literatura Infantil



Sinopse:

A colecção Crianças Famosas conta de uma forma alegre e divertida as histórias dos primeiros anos de vida de grandes compositores, fazendo-os reviver para os jovens leitores de hoje.
O estilo acessível das histórias é bem complementado pelas ulustrações coloridas e humorísticas de Susan Hellard.

Apreciação pessoal:

A minha opinião é boa, uma vez que com esta actividade consigo trabalhar diferentes áreas ao mesmo tempo funcionando como motivação e integração de vários temas curriculares.

Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir:

Educação Musical, Língua Portuguesa, Estudo do Meio.

Conteúdos programáticos possíveis de explorar:

Ao nível da Língua Portuguesa:

Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza
Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Desenvolver o gosto pela Escrita e pela Leitura

Ao nível do Estudo do Meio:

O seu corpo
- identificar características familiares;
- reconhecer modificações do seu corpo.

Ao nível da Educação Musical:

Acompanhar estilos diferentes de Música.


Centro Educativo de S. Martinho da Cortiça

1 comentário:

  1. No que a este livro diz respeito, devo confessar que a sua leitura não foi aquela que mais interesse suscitou aos alunos. Como acontece a cada sexta-feira, reunimo-nos no meio da sala de aula, em forma de lua cheia, e iniciámos a leitura de uma nova história. Muitas questões se levantaram logo após a leitura do título, primeiro sobre as crianças famosas e depois sobre este personagem que estranhamente se chamaria Wolfgang Amadeus Mozart. Apesar da curiosidade inicial, o texto infantil não despertou particular interesse, tendo havido necessidade de enfatizar determinados excertos da leitura de forma a torná-la mais apelativa e aprazível para os alunos.
    No entanto, considero que este livro é um óptimo ponto de partida para a abordagem de temas vários, nomeadamente: as nacionalidades, a monarquia, as óperas, os instrumentos musicais… Por outro lado, promove a realização de pesquisas para a elaboração de trabalhos sobre histórias similares, realidades epocais, biografias de autores…, ou seja, um sem número de abordagens, dependendo, é certo, do ano de escolaridade em questão.
    E porque ler tem de ser, acima de tudo, prazer, ainda que este não seja um livro da minha preferência, Mozart é certamente, como o são quase todos os livros, uma boa oportunidade para crescer a ler.

    Sandra Santos (EB1 de S. Martinho da Cortiça)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!