Título do livro: Bernardino
Autor: Ilustração e texto de Manuela Bacelar
Editora: Edições Afrontamento Ano: 2005
ISBN: 972-36-0763-8
Género literário: Literatura Infantil
Sinopse:
O livro conta-nos a história de um pai (leão) e de um filho (leão pequenino) que tiveram um conflito, um choque, (o leão pequenino só comia folhas, ervas, frutos e raízes e brincava com os outros bichos da floresta), o pai não o compreendia e as suas vidas tiveram que mudar.
Aconteceu a separação, contudo, o filho dedicou-se à música, nunca esqueceu o pai e tem a secreta esperança de voltar, e fazer as pazes.
A sua ilustração é muita rica e expressa muito bem os sentimentos.
Apreciação pessoal:
A minha opinião é muito positiva, uma vez que com este livro consigo trabalhar diferentes áreas ao mesmo tempo funcionando como motivação e integração de vários temas curriculares.
Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir:
Educação Musical, Língua Portuguesa, Estudo do Meio.
Conteúdos programáticos possíveis de explorar:
Ao nível da Língua Portuguesa:
Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza
Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Desenvolver o gosto pela Escrita e pela Leitura
Ao nível do Estudo do Meio:
Os Animais
- Identificar características;
Ao nível da Educação Musical:
Tocar pequenas peças na flauta.
O livro conta-nos a história de um pai (leão) e de um filho (leão pequenino) que tiveram um conflito, um choque, (o leão pequenino só comia folhas, ervas, frutos e raízes e brincava com os outros bichos da floresta), o pai não o compreendia e as suas vidas tiveram que mudar.
Aconteceu a separação, contudo, o filho dedicou-se à música, nunca esqueceu o pai e tem a secreta esperança de voltar, e fazer as pazes.
A sua ilustração é muita rica e expressa muito bem os sentimentos.
Apreciação pessoal:
A minha opinião é muito positiva, uma vez que com este livro consigo trabalhar diferentes áreas ao mesmo tempo funcionando como motivação e integração de vários temas curriculares.
Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir:
Educação Musical, Língua Portuguesa, Estudo do Meio.
Conteúdos programáticos possíveis de explorar:
Ao nível da Língua Portuguesa:
Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza
Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Desenvolver o gosto pela Escrita e pela Leitura
Ao nível do Estudo do Meio:
Os Animais
- Identificar características;
Ao nível da Educação Musical:
Tocar pequenas peças na flauta.
Centro Educativo de S. Martinho da Cortiça
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!