quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os ovos misteriosos de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar




Título do livro: Os ovos misteriosos
Autor: Luisa Ducla Soares / Manuela Bacelar
Editora: Edições Afrontamento
Ano: 1994
ISBN: 972-36-0338-1
Género literário: Literatura Infantil




Sinopse:

Uma galinha farta de viver no mesmo sítio de pôr ovos, na mesma família (mais de 1000 mês), resolveu mudar de ares para outro lugar.
Construiu um novo ninho (o mais fofo e bonito que possam imaginar!) pôs um ovo e resolveu repousar e chocar! Cada vez que precisava de sair para resolver qualquer assunto, quando chegava ao ninho encontrava mais um ovo, de diferentes cores e até de tamanhos variados. Espantada resolveu aguardar até … que ao começarem a estalar dos ovos saíram os bichos mais variados, papagaio, serpente, crocodilo, avestruz e o pinto.
Teve alguns contratempos na sua educação, mas lá cresceram todos diferentes nos seus gostos e atitudes.
A galinha para todos tinha um gesto de amor, tentando sempre agradar aos seus filhotes.

Apreciação pessoal:
A minha opinião é boa, uma vez que com esta actividade consigo trabalhar diferentes áreas ao mesmo tempo funcionando como motivação e integração de vários temas curriculares.
Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir
É transversal a todas as áreas disciplinares.

Conteúdos programáticos possíveis de explorar:

Ao nível da Língua Portuguesa:

Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza
Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Desenvolver o gosto pela Escrita e pela Leitura

Ao nível do Estudo do Meio:

O seu corpo
identificar características familiares;
reconhecer modificações do seu corpo.

Centro Educativo de S. Martinho da Cortiça

1 comentário:

  1. Não poderia deixar de partilhar da opinião aqui apresentada, reiterando o agrado pela leitura deste interessante livro. Para além de ser agradável à vista, pelas coloridas ilustrações que surgem em cada página, o texto rimado da personagem principal torna a leitura mais divertida e apela à memorização. De um sem número de abordagens, este livro promove essencialmente a aceitação da diferença, o conceito de que, embora sejamos diferentes por fora, por dentro somos todos iguais.
    A autora narra a história de uma galinha que, num verdadeiro acto de emancipação, resolve guardar para si os filhos de que há muito vinha sendo privada. Vendo-se sozinha e sem fonte de sustento, resolve procurar, por si, o alimento essencial à vida. De regresso ao ninho, onde deixara um singular e cândido ovo, depara-se com uma diversificada prole cuja proveniência a protagonista desconhece. O que sucede a seguir revela uma autêntica mãe galinha que, não obstante as desigualdades dos seus cinco filhos, tudo faz para manter a família unida. Cada um dos cinco descendentes (um biológico e os outros adoptados) faz uso das suas habilidades e contribui para o aprazimento desta parentela tão peculiar! É ler para crer!

    Sandra Santos (EB1 de S. Martinho da Cortiça)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!