quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O físico de Noah Gordon


O AUTOR:


Noah Gordon nasceu a 11 de Novembro de 1926 em Worcester, Massachusetts, onde passou a sua infância e frequentou o ensino primário.
Terminou os estudos secundários em 1945 e em 1950 obteve o bacharelato em ciências jornalísticas. No ano seguinte obteve um diploma académico em Inglês e escrita criativa.
Trabalhou e colaborou com diversos jornais tais como: “The Boston Herald”; The “Saturday review”, “Medical World News”, entre outros.
Publicou o seu primeiro livro, The Rabbi, em 1965, ao qual se seguiram The Death Committee (1969), O Diamante de Jerusalém (1979), O físico (1986), Xamã (1992), Matters of choice (1996), O último Judeu (2000), Sam and other animal stories (2002) e mais recentemente, The Bodega (2007).
A maior parte dos seus romances tem como temática assuntos relacionados com a medicina, a inquisição e a herança cultural judia.

O LIVRO:


"O Físico" é o primeiro livro da trilogia de Noah Gordon que conta a história da família Cole através dos séculos. Esta é a história da saga de Rob J. Cole, que sonha em se formar em medicina numa época em que a organização do saber na Europa ainda era rudimentar, permeada por proibições da igreja católica e reservada aos bem-nascidos.
Rob Cole ficou órfão de pai e mãe com dois irmãos pequenos para criar: William, de seis anos, e Anne Mary, de quatro. Lutando para sobreviver, começa a trabalhar como aprendiz de cirurgião-barbeiro e apaixona-se pela medicina.
Rob possui um dom, uma obsessão em aprender sempre mais, não pelo dinheiro que pode vir a ganhar com isso, mas pelas vidas que pode salvar. Ao tomar conhecimento da existência de uma extraordinária escola de medicina na longínqua Pérsia, dirigida pelo lendário Abu Ali at-Hussain ibn Abdullah ibn Sina, o Príncipe dos Médicos, ele resolve que é lá que quer estudar.
Além da distância e da língua estranha, a escola não aceita cristãos, pelo que Rob resolve desafiar os severos costumes da época e disfarçar-se de judeu. Todo o caminho percorrido por Rob Cole em busca de seu objectivo, a viagem até o Oriente, a sua transformação em judeu, os obstáculos até ser aceite na escola e a aprendizagem numa terra estranha fazem parte de uma agradável narrativa capaz de captar a atenção do leitor horas a fio.

EXTRACTO DA OBRA:

“Ainda que isso levasse toda a sua vida, procuraria até que encontrasse um físico digno de quem pudesse ser aprendiz, decidiu.
Quanto aos judeus, ele falara apenas com dois dos médicos deles. Sem dúvida que existiriam outros.
- Talvez um me aceitasse como aprendiz se eu fingisse ser judeu – disse para a gata.
Foi assim que tudo começou, como alguns menos que um sonho – uma fantasia em conversa à toa; ele sabia que não podia ser um judeu de uma forma suficientemente convincente para aguentar o exame minucioso diário de um mestre judeu.
Mas estava sentado em frente da fogueira a olhar fixamente para as chamas, e tudo tomou forma.
A gata virou-se e oferecia a sua barriga sedosa.
- Será que eu não podia ser um judeu suficientemente bom para satisfazer os muçulmanos? – perguntou Rob à gata, a si próprio e a Deus.
Suficientemente bom para estudar com o maior físico do mundo?
Atordoado pela enormidade do pensamento, deixou cair a gata, que correu aos saltos para a carroça. Passado um momento estava de volta, arrastando o que parecia ser um animal peludo. Afinal era a barba postiça que ele usara durante a farsa do Velhinho. Rob pegou nela. Se ele pôde ser um velhinho para o Barbeiro, perguntou-se, porque não poderia ser um hebreu? (…)
- Hei-de ser um judeu falso! – gritou. (…)”
Livro do mês,
sugestão da Biblioteca Municipal de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!