segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todos no sofá


Título do livro: Todos no sofá

Autor: Luísa Ducla Soares

Ilustrador: Pedro Leitão

Editora: Livros Horizonte

Ano: 2007 ISBN: 972-24-1170-5

Género literário:
Literatura Infantil


Sinopse:

É uma obra composta por quadras rimadas, é dominada pelos animais, baseada numa sequência numérica.
Tem muito ritmo, os animais têm sempre uma característica a explorar: o rato guloso, a girafa alta, o burro aos coices…
Utiliza a repetição da palavra salta e a estes animais junta-se a figura engraçada do “João Preguição”.

Apreciação pessoal:

Um livro cheio de humor, ritmo e que se pode usar para abordar muitos conteúdos transversalmente.

Áreas disciplinares / Não disciplinares em que se pode inserir:

Língua Portuguesa: repetição das rimas ouvidas

Matemática: Os algarismos; contagens crescentes e decrescentes; a noção de quantidade.

Conteúdos programáticos possíveis de explorar:


Utilização dos dons de Froëbell e construção do sofá com a ajuda do 3º e 4º dom.

Escola Básica do Sarzedo
1º ano – 2009/2010

1 comentário:

  1. Gostei imenso de ler este livro com os meus alunos. As imagens são apelativas, o texto é curto e rimado, ideal para repetir, memorizar, dramatizar… e tudo se passa num sofá, o lugar de destaque de uma casa; um lugar de excelência onde a família se reúne; confortável; acolhedor; ideal para sentar, deitar, saltar…brincar.
    No livro “Todos no sofá”, Ducla Soares apresenta um improvável conjunto de animais que vai descrevendo, ao longo de curtos versos, em sonoras palavras, numa lei de contrastes. Para ler ou cantar, este texto permite a exploração de diversas temáticas na área do Estudo do Meio (os animais, sua caracterização e habitat…), da Matemática (as contagens: crescentes e decrescentes; relação do número com a quantidade…), da Língua Portuguesa (descrição física e psicológica; sinónimos/antónimos; produção de textos simulares recorrendo a outras personagens, lugares, objectos…), rumo ao caminho da aprendizagem numa animada brincadeira, sendo que, segundo Froebel, o brincar é “altamente sério e de profunda significação”.

    EB1 de S. Martinho da Cortiça

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!